24 H - 7

Para Emergências 24 horas, 7 dias por semana

(62) 9 8593-8530

Ligue-nos para uma consulta

Foi intimado para comparecer à delegacia? Não se desespere!

Ao contrário da ideia geral que a maioria das pessoas imaginam é muito comum, receber intimação da polícia para esclarecimento. Não são raras as situações, em que a polícia judiciária, na sua atividade investigativa, faz uso da intimação policial, estabelecendo que uma pessoa apresente-se no distrito policial seja para oferecer esclarecimentos a respeito de fatos os quais tenha conhecimento, ou para que se propicie investigações sobre você, ou terceiros que são suspeitos de ter praticado uma atividade definida como crime.

A primeira coisa a ser entendida é que a intimação judicial é uma ordem da autoridade judiciária competente, e, portanto, jamais deve ser ignorada ou deixada de lado sem nenhuma resposta, afim de evitar problemas futuros como por exemplo ser responsabilizado criminalmente pelo crime de desobediência, e a depender da gravidade da situação, até mesmo ser preso, se não houver motivo justo, que possa justificar sua ausência, também é possível que você seja conduzido coercitivamente (de modo obrigatório, pela polícia até o fórum) para que possa cumprir com a sua obrigação de depoimento.

Um pouco mais complicado ocorre quando você está sendo investigado (a) de um crime, independente de culpa, é imprescindível saber o que será perguntado, de que se trata, quais são as provas que a polícia já possui e qual será o rumo desse interrogatório.

Se você tem dúvidas ou receio de comparecer desacompanhado, poderá contratar um advogado que terá acesso a eventual inquérito e transmitir essas informações antes que você esteja na delegacia, ou seja, de forma preventiva, você já saberá de que se trata e o que será perguntado, então, não se desespere. Se você nada de errado fez e não tem dúvidas sobre seu comportamento lícito, fique tranquilo (a).

Fale com Especialista
×
Precisa de Ajuda?